Seguidores

sábado, 16 de outubro de 2010

Dicas de Livros Infanto-Juvenis

Dicas de livros infanto-juvenis


Estudos comprovam que quanto mais cedo a criança se familiariza com a leitura, mais chances tem de ser um adulto leitor. Os livros infanto-juvenis são destinados especialmente às crianças de dois a dez anos. Tem como objetivo passar valores e hábitos, claro que dependendo da idade da criança, o conteúdo do livro pode mudar. Assim, enquanto livros para crianças contem mais imagens do que texto, livros para adolescentes podem conter apenas texto.
Veja alguns exemplos:
A Arca de Noé - Ruth Rocha: A Arca de Noé faz parte das histórias da Série: Vou te contar!!, que foram escritas por Ruth Rocha durante os anos de 1969 a 1981. São histórias que mostram situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e ousadia.
A árvore que canta, o pássaro que fala e a fonte que rejuvenesce – Maté: Depois de traído por sua ex-esposa, Chahriyar, o sultão da Pérsia, vive em função do desejo de se vingar das mulheres. Mas Sherazade, uma bela e inteligente donzela, consegue fisgar o coração do sultão contando, noite após noite, diferentes histórias a ele.
A Bela AdormecidaCom este livro a criança lê o conto de fadas e, ao mesmo tempo, se diverte brincando com os quebra-cabeças das ilustrações da história.
A Cartola Mágica de Lulu – Susan Meddaugh: Nas verdadeiras famílias de mágicos, apenas um membro nasce, a cada geração, com o toque da magia. O dom da magia é uma característica genética que ninguém consegue explicar – ou você o tem ou não. Lulu nunca poderia ser a mágica de sua geração, porque era adotada.
A Escolinha do MarRuth Rocha: No fundo do mar existe uma escola, onde polvos, lulas e siri-patolas, todos os peixinhos e estrelas-do-mar se juntam alegres para estudar. Lá dona Ostra e o professor Camarão ensinam felizes sua lição.
A Fantástica Máquina dos Bichos – Ruth Rocha: Lembra dos amigos Macacote e Porco Pança, que faziam na floresta a maior lambança? Tiveram como filhos Zé Mico e Pancinha, uma dupla de arteiros de primeira linha. Se você pensa que pior que os pais não podia haver nada, é porque não conhece essa dupla da pesada!
A História Mais Longa do Mundo – Rosane Pamplona: Era uma vez um rei que adorava ouvir histórias, porém achava as histórias curtas demais. Por mais que o contador de histórias do reino se esforçasse, o rei continuava insatisfeito.
A Lagarta Confusa (livro com dedoche) Há uma criatura desconhecida e confusa na floresta, que não sabe bem quem ela é. Será que ela descobrirá no final?
A Pena – Katja Reider: “Por mais incrível que pareça, a Galinha e a Toupeira desta história formam um par como pão e manteiga, como cravo e canela, como goiabada e queijo. Mas, de repente, a Galinha quis conhecer o mundo…”
A Pequena Bruxa - Pedro Bandeira e Carlos Edgard HerreroHerrero: Na Pré-Escola de Bruxaria, a pequena bruxa Lalá era a primeira da classe! Com a bruxa-professora, Lalá aprendeu a fazer terríveis bruxarias com a sua vassourinha mágica.
A Pequena Sereia: Com este livro, a criança lê o conto de fadas e, ao mesmo tempo, se diverte, brincando com os quebra-cabeças das ilustrações da história.
A Varinha Mágica – Como Fazer – Ed Masessa: Um guia que contém todas as informações necessárias àqueles que desejam criar sua própria varinha mágica! Coralis, último descendente do Alto-Conselho de Aratta, mestre-artesão de Varinhas Mágicas, lança ao leitor o desafio de seguir adiante, deixando-se levar pela imaginação!
A Vida Curta e Incrivelmente Feliz de Riley – Colin Thompson: De maneira sensível e consciente, o livro fala da incansável necessidade que nós, seres humanos, sentimos de achar que a felicidade está mais em “ter” do que “ser”.
A Vingança do Falcão – Rogério Andrade Barbosa : Um conto tocante e sensível, um mestre das letras destinadas ao público infantil e juvenil, um gênio das artes plásticas, um livro inesquecível! O falcão segue seu instinto. Encontra uma companheira e com ela tem filhotes.
Abra, Toque e Sinta – Eu Amo Você: E xistem diferentes tipos de amor e maneiras de demonstrá-lo. Neste livro você aprenderá que há muito amor para partilhar.
Um Mundo Selvagem e Divertido Para Tocar: Quem vive na Fazenda? Quem se espreita na floresta? Quem nada nas águas congelantes? Encontre os lares certos para vários amigos animais!
Antenor, o Alfaiate – Rogério Trezza: Antenor vive em um país governado por um rei impiedoso. Antenor vivia tranquilo, até receber a visita de um rico e exigente cliente que precisava, com urgência, de um traje a rigor.
Aprender e Brincar na Fazenda: As Histórias vem com vários adesivos para completar. Há um espaço em branco ao lado de cada história para a criança usar os cubos quebra-cabeças e criar a imagem que quiser. Como elemento extra, o livro traz 3 quebra-cabeças de 6 peças cada um.
As Cartas de Ronroroso - Hiawyn Oram: Ele se chama Ronroroso Seramago de Bragança B (RB, para encurtar) e tem um problema grande com o seu nome de família: apesar de ser um gato de bruxa da mais alta estirpe, sua bruxa, Hilda Bruxilda, quer ser tudo, menos o que deveria ser…
As Coisas que Eu Gosto – Dora Lorch e Ruth Rocha: apresenta situações prazerosas do cotidiano infantil – comer, tomar banho, brincar – retratadas em cenas simples, de modo que as crianças de 1 a 6 anos possam se identificar com os desenhos e entender, de forma intuitiva, algumas das emoções que experimentam durante o seu crescimento.
As Cores – Adèle Ciboul: Era uma vez o preto, o branco e, depois, algumas outras cores. Todas viviam juntas, muito bem-comportadas, quando, de repente, tiveram a idéia de se misturar.
As Vezes o Amor Está Onde Menos se Espera – Colin Thompson: Kevin ama Bruno de todo o coração. Será que um dia Bruno vai se dar conta disso?
Até Mais Tarde, Jacaré! – Livro com Dedoche: O crocodilo tem muitas tarefas importantes para fazer em casa, mas o jacaré está muito “ocupado” e não pode ajudá-lo. Ajude a ensinar uma importante lição ao jacaré com este livro divertido!
Atlas Mundial – Fantástico e InterativoElaine Jackson: Este atlas abrangente e repleto de ilustrações vai levar você a uma emocionante aventura ao redor do globo, explorando cada continente. Contém mais de 20 abas para puxar, janelas para abrir, discos para girar e figuras pop-ups, alem de curiosidades incríveis sobre diversos paises e fotos de algumas das paisagens mais impressionantes da Terra.

 

Livros pedagógicos na educação das crianças

Os livros pedagógicos costumam trabalhar com um aspecto determinado, seja com o raciocínio lógico ou atividade motora.
Por conter atividades interessantes, os livros pedagógicos estimulam a alfabetização e auxiliam na educação infantil pois apresentam as regras e conceitos presentes na sociedade.
Esses tipos de livros abordam histórias e personagens interessantes, capazes de prender a atenção das crianças. Dessa forma, os pequeninos entram de cabeça na história, o que facilita o seu aprendizado.
A partir dos três anos a criança já pode ir se familiarizando com as palavras, associando letras e animais. Segundo especialistas, os livros e atividades pedagógicas são de suma importância para o desenvolvimento intelectual da criança.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não deixe de comentar, seu comentário é muito importante pra mim!!!